O conselho de Jetro.

por: Alex Karol

Aliados e alianças … tem gente que não conseguiu entender até hoje que não conseguimos fazer as coisas sozinhos, precisamos de alguém … ou “alguéns” … que nos dê suporte, senão, realizar coisas é uma tarefa muito … muito difícil e em muitas das vezes fadada ao insucesso.

E a coisa é bem simples … você sempre precisa de apoio … no trabalho, em algum projeto importante e dasafiador … em casa, na educação dos filhos (marido e mulher devem trabalhar juntos para fazê-los crescer em bases sólidas) … no governo, na política, numa parceria, numa guerra …

E se você se lembra da história do Moisés depois que cruzou o Mar Vermelho … ele tinha o desafio de gerir mais de 2 milhões de pessoas … todas descontentes … elas só concordavam em reclamar … você já viu uma coisa dessas próximo de você?

E aí, se você também se lembra, o sogro de Moisés disse-lhe que ele precisava ter foco no que era sua atribuição e delegar o restante a pessoas íntegras: “Procura dentre o povo homens capazes, tementes a Deus, homens de verdade, que aborreçam a avareza; põe-nos sobre eles por chefes de mil, chefes de cem, chefes de cinquenta e chefes de dez; para que julguem este povo em todo o tempo. …” [Êxodo 18:21-22].

Assim fica fácil, não é? …………………………………… Quero lhe dizer que não fica fácil não.

Você já imaginou explicar isto para 2 milhões de cabeças-duras … explicar que ia arrumar uns chefes no meio do caminho … que ninguém mais deveria falar com ele, Moisés?

Talvez você já tenha visto uma situação destas em alguma empresa … a mesma cresce e tem que colocar mais níveis de decisão no meio … já viu?

Pois é … 40 anos depois Moisés explicou, para a próxima geração, como colocou isto em prática: “Nesse mesmo tempo, eu vos disse: eu sozinho não poderei levar-vos.” [Deuteronômio 1:9], “Tomai-vos homens sábios, inteligentes e experimentados, segundo as vossas tribos, para que os ponha por vossos cabeças.” [Dt 1:13]. Moisés arrumou parceiros (leia-se cúmplices) no estabelecimento da estrutura de gestão, ao invés de enfiar sua decisão “por goela abaixo”.

Até que nosso amigo Moisés era um cara inteligente, né? “Então, me respondestes e dissestes: É bom cumprir a palavra que tens falado.” [Dt 1:14].

Se trouxermos isto para os dias de hoje, talvez tenhamos situações parecidas onde temos a autoridade de decidir, mas precisamos de aliados. Pode ser em casa, no trabalho, em projetos específicos … e podemos utilizar as idéias de Moisés para facilitar nossa vida! O que você acha?

O mais importante nisto tudo, em minha opinião, está no conselho de Jetro, o sogro de Moisés: “você tem de escolher gente íntegra pra trabalhar consigo” … pode deixar várias pessoas sugerirem ou recomendarem outras … mas o crivo tem de ser seu … você faz o teste da integridade.

Possivelmente este seja o maior problema em política de alguns países … o pessoal vai acomodando os “aliados” políticos, mas nem sempre pessoas íntegras são as indicadas … em muitas das vezes, vemos até que as pessoas tem uma longa “ficha suja” … e ainda assim são aceitas.

Temos de ficar atentos e vigilantes … orarmos a Deus e usarmos os talentos que Ele nos deu para fazermos o melhor.

Tenha um dia e uma semana super abençoados por Deus!

Podemos descobrir coisas muito interessantes na Bíblia …
L E N D O – A.

E, à medida que você a lê vai encontrando frases que já ouviu e não sabia a origem, respostas a dúvidas e lições de vida!
Para qualquer questionamento entre em contato via Curiosidades-da-Biblia-owner@yahoogroups.com ; ou ainda, inclusões ou exclusões do grupo podem ser feitas via recursos do Yahoo Groups.
Você também poderá encontrar as passagens bíblicas por meio de www.biblegateway.com … em várias línguas e versões!
Sempre que mencionarmos AT e NT significam, respectivamente, Antigo e Novo Testamento.
Nunca deixe de verificar em sua Bíblia se o que está sendo dito aqui é verdadeiro … seja nobre como os de Beréia!

Share SHARE

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.

Divulgação
-

Categorias
Gallery
DSCN1747 Gen. A. Heleno e Cel. Parra Dias DSCN1761 Auditório do CPOR DSCN2000 DSCN1806
Statistical data collected by Statpress SEOlution (blogcraft).